quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

SECRETÁRIA DE MEIO AMBIENTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARTICIPA DE PLANTIO DE MUDAS DE ESPÉCIES DE MATA ATLÂNTICA NO MUNICÍPIO DE PARACAMBI

Esteve de passagem no município de Paracambi no último dia 28/11/2008 (sexta-feira) a Secretária de Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Marilene Ramos que plantou a muda de nº 300.000 (Jequitibá) do “Projeto Replanta Guandu” às margens do Ribeirão das Lages em Paracambi. A iniciativa constitui um dos mais importantes projetos ambientais do Governo do Estado: a implantação do Parque Fluvial do Rio Guandu, que inclui o reflorestamento, com o plantio de um milhão de mudas até 2010. O projeto, coordenado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Guandu e pela Secretaria Estadual de Ambiente envolve, além da Embrapa Agrobiologia, CSA, IEF, a Pesagro-EES-Rio, Petrobras, UFRuralRJ e Vale.



Marilene Ramos elogiou a iniciativa do Depósito Central de Munições do Exército (DCMun), que se engajou na luta em defesa da Mata Atlântica, com a meta alcançada de 100.000 mudas plantadas desde março, dentro da área do quartel em parceria com a EMBRAPA, capacitando os militares como multiplicadores dos conceitos de reflorestamento. A secretária de ambiente do estado também comentou a importância das parcerias com ONGs como o Instituto Terra que propôs ao Comitê Guandu, através de projeto, a remuneração aos produtores de água, incentivando assim a preservação de nascentes dentro de propriedades particulares.
“Na área de meio ambiente é como se estivéssemos enfrentando uma verdadeira guerra”, disse Marilene, referindo-se aos últimos episódios de degradação ambiental ocorridos no estado (lixo industrial, poluição, derramamento de endosulfan no rio Paraíba do Sul...).
Concluindo disse “que devemos recuperar aquilo que vem se perdendo nessa luta”, sendo o plantio um momento simbólico que demonstra os esforços do Governo do estado (SEA) em preservar a bacia hidrográfica do rio Guandu, responsável pelo abastecimento de mais de 9 milhões de pessoas da região metropolitana do Rio de Janeiro, assumindo o compromisso de monitorar as mudas plantadas por mais 4 ou 5 anos juntamente com os parceiros.

Estiveram presentes também a diretora de Conservação Ambiental da Natureza do IEF, Alba Simon, o subsecretário da SEA, Antonio Da Hora e representando a sociedade civil a bióloga e ambientalista Márcia Marques (5º Elemento) e Maurício Ruiz (Instituto Terra).
O evento terminou com a solenidade de formatura de 130 produtores rurais e professores da rede municipal, que serão multiplicadores ambientais em seus municípios (os cinco municípios abrangidos pelo projeto de reflorestamento), no auditório da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica.

Nenhum comentário:

OFICINA DE PET

OFICINA DE PET
GIRASSOIS NO C.E.PRES.KENNEDY