sábado, 15 de novembro de 2008

ENCHENTE EM PARACAMBI 2008



ENCHENTE EM PARACAMBI 2008 - A REVOLTA DO MEIO AMBIENTE
Tudo começou lá pelas 23 horas de quinta-feira (13/11), eu estava dormindo e acordei com o barulho da chuva no telhado, o ruído era tão forte que não escutavamos a nossa conversa dentro de casa. Estou morando a pouco tempo em uma casa que fica de fundos p/ o Rio dos Macacos, por isso conforme a chuva ia aumentando eu olhava da minha área de serviço p/ monitorar o nível do rio. Não preciso comentar que não dormi mais e lá pela 01:00 hs da madrugada resolvi, junto com meu marido, carregar o que podíamos para o terraço, pois a enchente era eminente.
Fomos até a rua na ponte sobre o rio e os comerciantes já estavam reunidos, todos observando o que nunca poderiam controlar - a força da natureza. A partir daí tudo virou um pesadelo, desmonta sofá e camas, sobe pro terraço, acorda as crianças, e o medo de não dar tempo de se salvar, de salvar os móveis, os animais de estimação! Tentando manter a calma para não colocar as crianças em estado de pânico - "pega a comida, pega a comida, comida é prioridade!".
E o rio não parava de subir, a última vez que olhei ele estava a poucos segundos de passar por cima da ponte, sua força impulsionava verdadeiras ondas de água barrenta, lixo e troncos de árvores, imaginei neste momento por onde essa água já teria passado e a destrição que teria causado.
3:30 hs da madrugada a água já tinha tomado o Centro da Cidade, na minha rua as pessoas atravessavam com água pela cintura, por milagre divino a água só chegou até a minha varanda, não entrou dentro de casa. A chuva estiou e eu percebi que o nível do rio começou a diminuir, foi então que minha tensão diminuiu também.
A mensagem que quero passar com este testemunho é a seguinte:
"Apesar de nos sentirmos os donos da verdade, exaurindo os recursos naturais, retificando os rios, construindo cidades no seu caminho! Não somos nada diante da força da Natureza, a Terra é um Planeta vivo, que está cansado de ser maltratado por nós que deveríamos ser seu guardiões, por isso devemos estar preparados para pagar o preço por toda degradação ambiental que causamos, devemos estar preparados para a revolta do Planeta Terra, que a todo tempo nos manda pequenos sinais de sua insatisfação por nossas atitudes. Ainda há tempo para mudarmos, comece respeitando a você mesmo, se ame mais, ame seus filhos e sua família, ame as pessoas que estão ao seu redor e perceba que todos estão interligados com o Planeta, sinta o que todos sentem, refaça suas conexões, só assim você entederá que fazemos parte de um único organismo!".

Márcia Marques

Nenhum comentário:

OFICINA DE PET

OFICINA DE PET
GIRASSOIS NO C.E.PRES.KENNEDY