domingo, 18 de janeiro de 2009

SUSTENTABILIDADE É TEMA NA MOSTRA DE CINEMA DA UFF


Ângela Lemos

Durante a mostra de cinema da UFF no IV Festival de Cinema da Engenharia um documentário com o tema sustentabilidade foi muito prestigiado. Essa apresentação aconteceu no dia 25 de novembro de 2008. Embora não concorresse a premiação, o documentário bombou geral. O tema focou a participação de alunos de Engenharia Química e Mecânica da Escola de Engenharia da Universisdade Federal Fluminense na avaliação de processos de energia limpa que se ralizou no complexo gerador de eletricidade para o Rio de Janeiro. As instalações da Concessionária de Energia Elétrica Light S.A. foram revisitadas dentro dessa tônica mostrando-se um exemplo de sucesso de empresa que leva o tema de sustentabilidade a sério.




A missão técnica se desdobrou com momentos de descontração no Centro de Valorização do Homem e da Natureza (CVHN). Esta entidade, de cunho independente, coordena atividades de Observatório Ambiental e Plataforma de Desenvolvimento dedicada ao Homem e a Natureza, está situada na região da Floresta em Paracambi, numa área que participa do bioma que envolve a represa da Light.


No CVHN os participantes foram recebidos com um almoço após o qual, não poderia deixar de ser, houve o plantio de árvores destinadas a compensação de carbono disperso na atmosfera em conseqüencia de todo o evento. A orientação da missão técnica foi conduzida pelo Professor Belmiro Ivo Lunz do Departamento de Engenharia Elétrica, no projeto VISITEC. Há mais de vinte anos o Professor realiza compensação de carbono de atividades acadêmicas no CVHN na Serra do Batista. As árvores plantadas em conseqüência deste projeto nos primeiros evento estão atualmente adultas, desempenhando bem a tarefa que a princípio lhe foram confiada, além de dar um show de paisagismo...




Mais informações com Prof. Belmiro Ivo Lunz, belmirolunz@click21.com.br ou
CVHN - Centro de Valorização do Homem e da Natureza Tel. 9291-7134.

Nenhum comentário:

OFICINA DE PET

OFICINA DE PET
GIRASSOIS NO C.E.PRES.KENNEDY