sábado, 26 de julho de 2008

O PREÇO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL

PREZADOS AMIGOS, SAUDAÇÕES AMBIENTAIS!

É um fato que a degradação ambiental do Planeta Terra tem acarretado consequências desagradáveis para o modo de vida dos seres humanos que criaram estruturas, ferramentas, estratégias e proteções das mais variadas formas todas voltadas para sua sobrevivência e procriação; ao contrário das outras espécies que desenvolveram apenas adaptações fisiólogicas durante seu processo evolutivo, tais como: pêlos, fotossíntese, mimetismo, mudas períodicas de pele, penas, bico, exoesqueleto, etc.
Esse modo de vida criado pelos "seres humanos" depende muito dos recursos naturais (água, terra, fogo, ar) produzidos a milhões de anos pela Mãe Terra (Gaia) e tais estão se exaurindo devido a velocidade com que são gastos e o crescimento descontrolado da população humana que exige cada vez mais recursos para sobreviver.
Diante dessa situação a pergunta é: o que devemos fazer para minimizar os impactos causados por nossos hábitos consumistas?
Muitos ciêntistas e especialistas em meio ambiente tem proposto alternativas para mudarmos nosso modo de vida, pois disso depende nossa sobrevivência. O planeta não vai acabar. Assim como a água também não, ela poderá mudar de estado físico mas continuará sendo água. A atmosfera aquecerá, pois isso é um processo natural do planeta e os organismos tão acostumados a se adaptarem sobreviverão. Mas será que os "seres humanos" sobreviverão? Será que conseguiremos criar a tempo uma estrutura ou roupa especial que nos proteja do calor extremo?
e quanto isso custará?
Acredito que seja mais fácil tentarmos juntos reverter a situação agora, do que pagarmos o preço depois. As alternativas já existem, reciclagem, reuso de água, reflorestamento, aproveitamento de gás produzido em lixões, energia eólica, solar, hidrelétrica. Basta apenas escolhermos o que melhor se adapte as nossas necessidades.

Reflitam e tomem uma atitude!

MÁRCIA MARQUES

2 comentários:

Imbaiba disse...

A Petrobrás construiu recentemente um gasoduto, que vai de Japerí até Taubaté, em São Paulo.
Os tubos passam pela chamada "morraria" do Pau Grande, na Estrada de Miguel Pereira, antes de Japeri. Mas com aprovação de diversos órgãos, estão pleiteando iniciar os trabalhos de uma grande pedreira para destruir ainda mais o meio ambiente, com a promessa de grandes reflorestamentos.E isso tudo dentro da APA do Guandu.

Imbaiba disse...

Uma correção: leia-se "morraria" Pau Cheiroso.

OFICINA DE PET

OFICINA DE PET
GIRASSOIS NO C.E.PRES.KENNEDY